sexta-feira, 2 de agosto de 2013

PORCIÚNCULA, MÃE E MESTRA DE FRANCISCO


“No calendário litúrgico franciscano, o dia 2 de agosto é dedicado à celebração da Festa de Nossa Senhora dos Anjos, popularmente conhecida como "Porciúncula.

Lugar frontal para a nossa mística. Santa Maria dos Anjos: berço da fraternidade! Ali começou a vida e o amor mútuo. Um santuário mariano-franciscano, lugar santo, dos mais frequentados em todo o mundo. É um espaço para rezar, refletir, purificar, encher-se de graça e iniciar novamente o caminho.

Se Assis é a “capital do espírito”, Porciúncula é um lugar necessário a toda humana criatura de nosso tempo: uma etapa, uma luz sobre o caminho. Ali emana um único fascínio: a mensagem pulsante do Evangelho, alegria, serenidade, simplicidade, fidelidade, pobreza...”(Frei Vitório Mazzuco,OFM)

Muitas são as passagens da vida de Francisco ligadas a Santa Maria dos Anjos. Uma delas relaciona-se ao chamado vocacional. Francisco estava no terceiro ano de sua conversão, mas ainda sem conhecer precisamente a própria vocação. Habituara-se a morar na Porciúncula já que ninguém mais cuidava dela. Põe-se então a cuidá-la e reformá-la., grande era sua devoção à Mãe de toda a Bondade. E foi justamente lá, em Santa Maria dos Anjos que sua vocação floresceu. A leitura do Evangelho do envio, proclamado na Missa de São Matias, iluminou Francisco.

A “Pequena Porção”, descuidada de todos só não desabava, porque o Pai a sustentava. E Francisco é prático! Imediatamente, põe mãos à obra! E à medida que Francisco se envolve na restauração, ele vai descobrindo e assumindo um novo modo de ser e de estar na vida e nos acontecimentos dos necessitados como o Pai.

Assim, a Santa Maria dos Anjos, abandonada e necessitada, torna-se mestra, a regra e a vida de Francisco. Ele mesmo a chamava de berço e mãe de toda a Ordem, por sua humildade e altíssima pobreza.

Na Festa de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula, desejo que tenhamos pelas nossas Fraternidades a mesma paixão que Francisco tinha pela sua Porciúncula e peço à Rainha e Senhora dos Anjos abundantes graças e proteção para cada um dos irmãos e irmãs.       

Fraternalmente,

Denize Aparecida Marum Gusmão
(Ministra Região Sudeste III – SP)