quinta-feira, 22 de agosto de 2013

GRATIDÃO

O Senhor, na sua infinita bondade, me deu a graça de servir na missão de coordenar os trabalhos deste Regional, numa caminhada de três anos, no empenho de intensificar sempre mais a atualização das Fraternidades Locais.

Todas as alegrias, tristezas, sonhos, desafios vividos me deram a sensação do dever cumprido. É natural que nada fiz sozinha. Tive sempre a força do Deus Trindade e dos irmãos e companheiros de trabalho, em particular os que estavam ao meu lado no dia a dia.

E no espírito do peregrino de Assis, buscamos neste período, nos aproximar das Fraternidades, deslocando-nos geograficamente para realizar nossos encontros, visitas, tendo a oportunidade de um contato mais direto com os irmãos e irmãs, ouvindo, exortando, orientando e corrigindo fraternalmente.

Os laços de união fraterna estreitaram-se. Sentimo-nos mais íntimos uns dos outros, pois pudemos partilhar da casa, do convívio familiar, da mesa que nos alimentou, da cama que descansou o corpo e o espírito com a amizade gratuita, simples, alegre e acolhedora. Senti na companhia, nas palavras, nos gestos, e até mesmo na ausência, expressões de amor e fraternidade.

O carisma franciscano, toda essa convivência, a participação, o conhecimento de tantas realidades diferenciadas e de tantos irmãos e irmãs foram dimensões inesquecíveis.

Caminhamos entre luzes e sombras, como todo serviço prestado em favor do Reino e dos irmãos. Mas temos a certeza de que iluminados pela vida e pela obra de Santa Clara não deixaremos que as sombras apaguem a missão que nos foi confiada, neste período restante do triênio.

Como Fraternidade Regional, fizemos todo o esforço possível para levar adiante nossa querida OFS. Vivemos momentos de trabalho intenso. Exemplo disso foi a preparação do Capítulo Geral em 2011, como durante todo o evento, foi muito exigente, mas gratificante, particularmente pela colaboração e disposição de muitos irmãos e irmãs.

Buscamos incansavelmente acertar, alimentando com as luzes do Espírito Santo os ideais de Francisco e Clara de Assis, mantendo viva a chama da nossa vocação e procurando “não perder de vista o ponto de partida”.

Concluindo este relatório, desejo manifestar minha gratidão a todos os membros do Conselho, por todo o trabalho que realizaram nestes três anos, muitas vezes silencioso, mas sempre fecundo, um verdadeiro trabalho apostólico.

Peço a Deus que ajude os irmãos e irmãs que agora estarão comigo a serviço da Fraternidade Regional por mais três anos, para que possamos continuar experimentando a presença amorosa do Deus Altíssimo, conduzindo o nosso caminhar, no crescente empenho de construir o seu Reino, em união com toda a família de Francisco e Clara de Assis.

Fraternalmente,

Denize Aparecida Marum Gusmão
(Ministra Regional – OFS Sudeste III SP)