"Em sinal concreto de comunhão e de co-responsabilidade, os Conselhos, dos diversos níveis, solicitarão aos Superiores das quatro Famílias Religiosas Franciscanas, às quais desde séculos a Fraternidade Secular está ligada, religiosos idôneos e preparados para a assistência espiritual, favorecendo a fidelidade ao carisma e a observância da Regra” (Regra e Vida da OFS)
Comemoramos em todas as Fraternidades da OFS e JUFRA, no primeiro domingo de setembro, o Dia Nacional do Assistente Espiritual.
Assim, numa demonstração de gratidão, queremos expressar o nosso apreço e o nosso carinho por esses irmãos e irmãs, que cuidam das Fraternidades Locais, Regional e Nacional, testemunhando a consciência de pertença e amor à grande família que formamos: herdeiros legítimos de Francisco e Clara de Assis.
A minha saudação aos frades da Primeira Ordem e da TOR e, às Irmãs Religiosas Franciscanas é de gratidão e de súplicas ao Pai, para que sempre os cumule de bênçãos e graças pelo trabalho pastoral que realizam na OFS e na JUFRA, para que os irmãos e irmãs mantenham-se fiéis ao carisma franciscano, “sem perder de vista o ponto de partida”.
Junto as minhas orações, nesse momento, a tantas Fraternidades que ainda caminham com dificuldades pela falta de assistência e, que necessitam de maior atenção e cuidado para que não se percam no “caminho da santa vocação”. Talvez, seja este, o maior desafio que teremos de enfrentar em mais esse triênio, no Regional Sudeste III - SP.
Juntos, peçamos ao Senhor mais operários para a messe.
Meu abraço fraterno,
Denize Aparecida Marum Gusmão
(Ministra Regional)