Neste tempo de Quaresma, os cristãos se voltam para a reflexão, oração e à espera alegre da Páscoa do Senhor.
É tempo de conversão e de conhecermos mais intimamente os planos de Deus em nossa vida através de um sincero exame de consciência e de nossos atos.
Neste tempo a Igreja do Brasil nos propõe a refletir sobre a Campanha da Fraternidade que este ano tem como tema: “FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA”, e como lema: “A criação geme em dores de parto”.
Como cristãos conscientes e franciscanos comprometidos com o carisma de Francisco de Assis, somos convidados a nos unirmos a esta Campanha fazendo dela uma expressão autêntica de nossa conversão ao Deus da vida.
Francisco deixou-nos exemplos significativos no que diz respeito ao seu relacionamento com a Criação.
Chamou a Terra de Mãe porque dela tirava seu sustento, cuidava da natureza, evitando assim a interrupção precoce da vida sobre a Terra.
À luz da mensagem do Evangelho e dispostos a promover a vida humana, cuidando da natureza, dom gratuito de Deus, vamos nos comprometer a praticar gestos pequenos com responsabilidades para fazer a diferença. A Campanha da Fraternidade leva-nos a refletir neste tempo de penitência sobre os desafios em relação às mudanças de atitudes:
- usar lâmpadas econômicas;
- não demorar muito tempo no banho;
- reciclar o lixo;
- contribuir com a coleta seletiva.
Precisamos acordar para a nossa realidade frágil diante da natureza, para que a nossa missão seja de zeladores da obra de Deus e guardiães da vida no Planeta. Assim chegaremos à Páscoa da Ressurreição certos de termos dado um passo na luta da preservação da Mãe Terra, casa comum dos filhos e filhas do Deus Altíssimo.
Denize Aparecida Marum Gusmão
(Ministra Regional)