segunda-feira, 14 de março de 2011

Oração e Logomarca do Capítulo Geral


TEMA: EVANGELIZADOS PARA EVANGELIZAR

 "Proclamai-o, pois ele é bom, e exaltai-o em vossas obras; pois com ste intuito ele vos enviou por todo o mundo, para que, por palavras e  obras, deis testemunho de sua voz e anuncieis que não há ninguém onipotente além dele (Carta Enviada a Toda a Ordem, 8-9).

ORAÇÃO PELO CAPÍTULO

“Altíssimo, glorioso Deus, iluminai as trevas do meu coração”

Somos filhos de Francisco e, em breve, estaremos reunidos em Capítulo, vindos de várias partes do mundo, porque queremos vos servir e amar melhor, Senhor.  Fomos chamados a evangelizar e para isto, precisamos por primeiro, sermos nós próprios, evangelizados. Sabemos que o maior evangelizador é o Vosso Divino Espírito Santo, o Ministro Geral da nossa Ordem. Por isso, a Ele recorremos humildemente: Fazei-nos homens e mulheres verdadeiramente evangelizados, a fim de que possamos caminhar alegremente, no meio do mundo, como levedo no meio da massa, trazendo o Evangelho de Cristo no coração, escutando-o na oração e anunciando-o no cotidiano de nossas vidas.  Que possamos dar-nos as mãos, como verdadeiros irmãos, olhando e penetrando no coração do próximo, da mesma maneira que Deus nos penetra e envolve com seu olhar.

“Concedei-me uma fé verdadeira”

Que em todas as circunstâncias, sob todas as dificuldades, sejamos sempre capazes de acreditar no amor de Deus e possamos vencer nossos medos e limitações, lembrando-nos que quando Francisco encontrou o leproso, venceu a si próprio e deu-lhe seu beijo de solidariedade, enxergando naquele homem, antes repugnante, a face chagada de Cristo e assim, o que era amargo tornou-se doce, mudando toda sua vida.

“Concedei-me uma esperança firme”.

Para que possamos responder aos sinais dos tempos, tempos em que, ao invés de catedrais, se constroem templos de consumo, em que a ânsia do ter aprisiona os corações e nos tira a paz, gerando violência e  corrupção. Que neste tempo em que vivemos, possamos serenamente, sem falsos moralismos, ter a ousadia de viver o Evangelho na sua
 profundidade, conscientes de que a evangelização franciscana sempre caminhou junto com a educação e a promoção humana, na esperança de um mundo mais justo, fraterno e igualitário.

“Concedei-me um amor perfeito”

Ajudai-nos, Senhor, a aprender o que é o amor, com tamanha intensidade de experiências e vivências, que a compaixão deixe de ser suficiente e  o amor floresça plenamente. Só vós sois o Amor, um amor tão grande, que não podemos exprimi-lo em palavras, mas podemos torná-lo reconhecível através de uma experiência vivida, tocando cada pessoa, provocando fascínio, encanto e atração.

“A fim de que se cumpra o vosso santo e veraz mandamento”

Que sejamos capazes, diante do mistério de Deus que aparece e nos toca, de exclamar como Francisco: "Senhor, que queres que eu faça?” E como ele, sermos fiéis ao chamado, cumprindo a nossa missão de evangelizados e evangelizadores. Amém.
(Autora: Sônia Gomes da Silva Bruno, OFS)