IRMÃOS E IRMÃS,
O Senhor lhes dê a Paz!
O mês de outubro traz-nos as festividades de nosso querido Pai São Francisco e, assim a Família Franciscana se reveste de uma alegria toda especial, através das celebrações na Semana Franciscana.
Em nossos dias, quando tanta coisa triste se fabrica e tanto desencanto se semeia, São Francisco retorna com sua fraternidade e amor a Deus, acenando para dias melhores, quando tentamos tornar Francisco sempre mais atual, através do testemunho de vida.
A humanidade encontra-se numa fase nova de sua história, na qual mudanças muito rápidas estendem-se progressivamente no universo inteiro.
Podemos dizer que essa história na sua transformação social, cultural e tecnológica nos atinge e repercute na vida franciscana. As atuais condições da sociedade exigem constante revisão de métodos, postura, jeito de ser e viver.
São Francisco, o missionário por excelência, foi o mais humilde, respeitoso dos homens, corajoso, ousado e renovador.
A vida franciscana deve ser compreendida nesta grande perspectiva missionária. Cada Fraternidade deve ser um centro missionário para manter fiel a proposta do carisma de Francisco.
Tenho visto e sentido que a Peregrinação da Imagem e Relíquia de São Francisco, que se iniciou no dia 20 de setembro de 2015, como parte das celebrações dos 800 Anos da OFS (1221 – 2021), veio trazer à tona a nossa missão evangelizadora, veio resgatar aquilo que estava adormecido.
Somemos forças tanto na participação efetiva como em momentos fortes de orações para que o mesmo espírito que inspirou Francisco, nos transforme em agentes de transformação.
Com esse evento a OFS é desafiada: é preciso deixar o mundo da comodidade, as famílias nos desafiam a sair de casa e construir, como “Arautos do Grande Rei”, um mundo novo, um novo céu e nova terra.
Que as festividades a serem celebradas tragam a cada um de nós renovada consciência da opção que fizemos e redobrado fervor na busca da fidelidade a Deus e ao próximo, nos moldes dados e vividos por Francisco.
Assim, mais uma vez, assumimos, como franciscanos e franciscanas, a firme decisão de espalhar, pela palavra e pela vida, a secular e fecunda mensagem de
PAZ E BEM!
Denize Aparecida Marum Gusmão