sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Outubro, mês franciscano...




Caríssimos irmãos e irmãs

Tempo santo, de festa, de alegria e de volta às origens para toda a Família Franciscana.

Na Porciúncula nasce o “homem franciscano”, que não era “surdo ao Evangelho”.

Com ele inicia-se um projeto de vida, que fez diferença no seu tempo e que ainda hoje impulsiona, desafia, convoca. Que edificava a quem ouvia pela simplicidade de linguagem e nobre de coração.

Os tempos, as dores do mundo e de suas criaturas, os apelos, as exigências de hoje são outras. 

Isto pede de nós uma fidelidade ao carisma, confiantes de que o Espírito do Senhor que conduziu Francisco e os primeiros companheiros, Clara e as primeiras irmãs, segue nos guiando. O carisma continua fonte de inspirações.

Como pode um pobrezinho da Idade Média encantar, com seu carisma, não somente o povo de sua época, mas ultrapassar séculos e continuar atraindo a simpatia de tanta gente até o século XXI?
“Por que a ti, Frei Francisco”? Foi a pergunta de Frei Masseu, quando percebeu que apesar de não ser belo, nem letrado, nem poderoso, mas pobrezinho e desprezível, atraía tanta gente atrás de si.

Está no fato de São Francisco ter coerentemente buscado colocar em prática todos os anseios mais profundos do coração humano, quais sejam o de paz, de amor, de fraternidade, de desapego, de valorização da pessoa. Talvez ele nos atraia porque não conseguimos imitá-lo. Causa-nos admiração. Admirar é mais cômodo do que imitar.

Mas Francisco continua fazendo o apelo, no sentido de também colocarmos algo em prática. Nem que seja um pouquinho. Se cada dia fizermos nossa parte, dentro de algum tempo, teremos feito muito. No dizer do próprio Francisco, “comecemos, porque até agora pouco ou nada fizemos”.

Ao celebrarmos a Festa do Seráfico Pai, possamos reviver o Projeto Franciscano de Vida, a fim de sermos presenças evangélicas, fraternas, densamente humanas, solidárias, construtoras da paz, de justiça, que procuram recriar, neste mundo, uma história parecida com que Francisco viveu no seu tempo.

Com um fraterno abraço, desejo a cada irmão, a cada irmã, simpatizantes, uma Feliz e Santa Festa de São Francisco.

Denize