terça-feira, 3 de junho de 2014

“O espírito sopra onde quer, tu ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai” (Jo 3,8)



Irmãos e Imãs,
Quarenta dias após a Páscoa, celebramos a Ascensão de Jesus ao Céu e, entramos em clima de espera pela promessa do Espírito Santo.   

A Festa de Pentecostes convida-nos a contemplar o Espírito Santo presente em nossos corações. Aí ele fez sua morada desde o dia de nosso batismo, confirmando-nos como templos de seu Espírito, desde o dia de nosso crisma.

Ele é vento, mas também é fogo devorador que elimina nossos males, nossos medos e nos restitui nova vida. Recria todo o universo com seu sopro e com seu calor.

Quando São Francisco nos exorta a desejar em primeiro lugar o “santo Espírito e o seu santo modo de operar”, ele quer falar do modo de agir do “espírito do Senhor”, ou seja, o homem possuído pelo “espírito do Senhor”, age segundo a maneira de Deus e, este agir, está sempre orientado para o bem.

Com o Espírito, é impossível fazer o mal! Assim, em sua luz e força, somos capazes de acolher e transformar em vida o projeto que Deus tem para nós e que nos revela de modo pleno em seu Filho Primogênito, Jesus de Nazaré. Temos plenas condições de seguir Jesus, de dar continuidade à sua vida e missão.

Que neste Pentecostes nossas Fraternidades se disponham a sair ao mundo e anunciar o amor de Deus. Que o sopro do Espírito sacuda cada irmão e irmã, superando uma prática religiosa de acomodação, de individualismo. Precisamos de um “testemunho corajoso” (Regra 15); precisamos ser ousados para anunciar o Reino de Deus. É preciso proclamar com palavra e exemplo a Boa Nova de Jesus.

Após a Ascensão do Senhor, vamos aguardar a vinda do Espírito Santo, unidos em oração, na companhia carinhosa de Maria, que nos estimula a esperá-lo e recebê-lo como aquele que vai gerar em nós o seu “santo modo de agir”, para que possamos enxergar com profunda clareza o sentido da presença de Cristo em nossas vidas.

Como os apóstolos, tenhamos a ousadia e a coragem para testemunhá-lo nos dias de hoje, para que todas as pessoas tenham vida e a tenham em abundância.

Que esta Semana de Orações pela Unidade dos Cristãos, nos prepare para bem celebrarmos PENTECOSTES.

Que este vento impetuoso nos mova para caminhos novos, porque o Espírito do Senhor está sobre nós e nos envia.

Paz e Bem!

Denize Aparecida Marum Gusmão