terça-feira, 5 de junho de 2012

Santíssima Trindade

Caríssimos irmãos e irmãs, Paz e bem!

Deus que, em unidade e em Trindade divina, é a essência e a plenitude deste amor Trinitário, é aquele que também faz gerar em nós o mesmo Espírito da verdade, do amor e da caridade em nossas vidas de cristãos.

Deus é amor e podemos entender que a caridade é quem dá sentido, que nos leva a amar Deus e aos irmãos com o mesmo amor com que Cristo nos amou. Por isso, celebrar a Santíssima Trindade é celebrar também o mistério do amor.

Assim, como Jesus falou aos seus discípulos com toda naturalidade, revelando que em Deus existem Três Pessoas perfeitamente entrosadas em ter si, numa unidade absoluta: “O Espírito da Verdade me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará, tudo o que o Pai possui é meu”.

É maravilhoso também que o nosso Deus nos ama, que se preocupa conosco e quer fazer em cada um de nós a sua morada.

Por enquanto não podemos entender o mistério da Trindade, mas temos a certeza de que Ela está em nós e que sua presença enche o universo. Podemos não saber avaliar a extensão do sofrimento de Cristo na cruz, mas podemos crer que somos valiosos demais aos olhos de Deus.

Podemos desconhecer a profundidade incalculável do amor de Cristo escondido na Eucaristia, mas podemos crer que nela encontramos o próprio Deus a repartir-se para saciar nossa fome do infinito.

Para que possamos sentir em nossa vida os efeitos desta limitação, precisamos reconhecer a pobreza da nossa sabedoria e entregar-nos à escuta da Palavra de Deus. E se nesta escuta não conseguirmos vislumbrar o retrato de Deus, teremos com certeza, a percepção da sua presença, de seu amor.

Para que possamos sentir em nossa vida os efeitos desta realidade que Deus está presente em nós e, pela graça, nos comunica sua própria vida divina, é fundamental que tenhamos um comportamento coerente pela fé a esta realidade.

Não podemos conviver com Deus compartilhando da incerteza. Não podemos dizer que amamos a Deus, desprezando o nosso irmão, para isso precisamos enquadrar nossa vida na realidade de que constituímos uma família – a família de Deus. Estas serão as bases da nossa vivência cristã.

Aí está irmãos e irmãs, o caminho para transformarmos o mundo: amar a Deus, nosso Supremo e único bem, e amar-nos mutuamente como Cristo nos amou. Assim estaremos descobrindo o que a inteligência não consegue descobrir, a imagem perfeita de Deus Uno e Trino dentro de nossos corações.

Denize Aparecida Marum Gusmão