segunda-feira, 7 de novembro de 2011

“Evangelizados para Evangelizar”.


Caríssimos irmãos e irmãs,
Paz e Bem!

À luz deste tema, foi realizado o XIII Capítulo Geral da OFS, no Brasil.

De 22 a 29 de outubro, próximo passado, a Terra de Santa Cruz, tornou-se a casa dos filhos e filhas seculares de São Francisco, espalhados pelo mundo todo.

Foi uma grande graça termos sido os escolhidos para sediar este Capítulo, pois tivemos a oportunidade de experimentar a grandeza do serviço, da partilha, fraternidade e da troca de experiências entre irmãos e irmãs tão diferentes quanto a aparência física, o idioma, os costumes e, que ao mesmo têm o mesmo projeto de vida, o de Francisco de Assis.

Quero por meio desta, agradecer as Fraternidades que colaboraram, enviando a sua contribuição para ajudar nas despesas que tivemos com a realização deste Capítulo, aqui no nosso Regional.

Agradeço de coração a Fraternidade São Bonaventura, que recebeu a Presidência do CIOFS, que chegou uma semana antes a São Paulo, para um delicioso almoço e momento de lazer.

Agradeço a Fraternidade Santa Clara, de São Paulo e a de São Francisco de Assis de Guarulhos, pelo trabalho incansável de receber os participantes nos Aeroportos.

Agradeço os irmãos e irmãs que estiveram a serviço durante todo o Capítulo no Centro Pastoral Santa Fé, realizando os mais variados tipos de trabalho e à disposição dos capitulares, servindo com a alegria e simplicidade franciscana.

E, agradeço de modo muito especial, aqueles que se fizeram presentes em Aparecida para acolher nossa Ministra Geral e os irmãos e irmãs capitulares, demonstrando consciência de pertença, abrindo as portas da “Casa da Mãe” e “fazendo a festa”, do nosso jeito brasileiro de ser franciscano.

Quero, além de agradecer, partilhar com vocês a grande experiência de tirar o manto e vestir o avental para servir; a de viver a fraternidade apesar das diferenças; a de morrer para as próprias convicções e desejos, para fazer a vontade do irmão, sendo menor em todas as circunstâncias; a de dobrar os joelhos para rezar, nos momentos difíceis e, a de erguer as mãos para agradecer pela missão cumprida, apesar das falhas e limitações.

Com a certeza, cada vez mais viva em meu coração, de que vale a pena viver a fraternidade, eu os abençôo, com o desejo de servir a Jesus e aos irmãos hoje, amanhã e sempre.

Fraternalmente,
Denize Aparecida Marum Gusmão
Ministra Regional Sudeste III – SP