segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Santa Isabel da Hungria - 17 de novembro

Caríssimos irmãos e irmãs

Paz e Bem!

Dia 17 de novembro celebramos a memória de uma mulher de Deus, que devida sua vida de santidade teve o seu nome em muitas instituições de caridade e foi declarada como Padroeira da Ordem Terceira Franciscana.

Isabel era filha de André, rei da Hungria, e nasceu num tempo em que os acordos das nações eram selados com o casamento. No caso de Isabel, ela fora prometida a Luís IV (duque hereditário da Turíngia) em matrimônio, um pouco depois de seu nascimento em 1207.

Santa Isabel foi morar na corte do futuro esposo e lá começou a sofrer veladas perseguições por parte da sogra que, invejando o amor do filho para com a santa, passou a caluniá-la como esbanjadora, já que tinha grande caridade para com os pobres.

Mulher de oração e generosa em meio aos sofrimentos, Isabel sempre era em tudo socorrida por Deus. Quando já casada e com três filhos, perdeu o marido numa guerra e foi expulsa da corte pelo tio de seu falecido esposo, agora encarregado da regência.

Aconteceu que Isabel teve que se abrigar num curral de porcos com os filhos, até ser socorrida como pobre pelos franciscanos de Eisenach, uma vez que até mesmo os mendigos e enfermos ajudados por ela insultavam-na, por temerem desagradar o regente.

Ajudada por um tio que era Bispo de Bamberga, Isabel logo foi chamada para voltar à corte, e seus direitos, como os de seus filhos, foram reconhecidos, isto porque os companheiros de cruzada do falecido rei tinham voltado com a missão de dar proteção à Isabel, pois nisto consistiu o último pedido de Luís IV.

Santa Isabel não quis retornar para Hungria; renunciou aos títulos, além de ingressar na Ordem Terceira de São Francisco, como era chamada naquela época. Fundou um convento para os franciscanos em 1229 e pôs-se a servir os doentes e enfermos até morrer, em 1231, com apenas 24 anos num hospital construído com seus bens.

“Ela passou por esta vida como um meteoro luminoso de esperança. Lançou luzes na escuridão de muitas almas. Levou alegria aos corações dos aflitos.

Quem poderá contar as lágrimas que secou, as feridas que cicatrizou, o amor que despertou?”

Como franciscanos seculares temos muitos motivos para louvar o Senhor, pela vida de Santa Isabel, que fez da sua vida uma entrega total aos necessitados da sociedade; que não repartia as responsabilidades, querendo livrar-se dos problemas que a pobreza produz.

Ela pessoalmente, vendo o Filho de Deus e nosso irmão Jesus, no rosto do pobre carente, servia pessoalmente os abatidos; lavava as feridas, medicava...  Sua caridade não era de palavras e sim de atos, gestos concretos de amor.

Dominada por essa força suprema chamada amor, doou-se inteira e espalhou o bem por onde passou.

Santa Isabel da Hungria, rogai por todos os franciscanos e franciscanas!

Com um fraterno abraço,
Denize Aparecida Marum Gusmão

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Franciscanos seculares têm novo Ministro Geral

Assis (Itália) – O húngaro Tibor Kauser, 55 anos, foi eleito em primeiro escrutínio Ministro Geral da Ordem Franciscana Secular (CIOFS) para o período de 2014 a 2020 durante o Capítulo Geral que está em andamento na cidade de Assis. Tibor é o quarto Ministro Geral eleito, sucedendo Manuela Mattioli, Emanuela de Nunzio e Encarnación Del Pozo. O antigo serviço do novo Ministro Geral era de conselheiro da Presidência do CIOFS para a área de língua inglesa 1, que compreendia a América do Norte e a Europa Ocidental. A África do Sul fazia parte da área de língua inglesa 2, de responsabilidade de outro conselheiro.

 

A venezuelana Maria Consuelo de Núñez, ou como é conhecida, Chelito Nuñes, foi eleita também em primeiro escrutínio Vice-Ministra.

O novo Conselho da Presidência do CIOFS (Conselho Internacional da OFS) ficou assim formado por áreas:

Conselheiro para a área Ásia-Europa 1: Ana Fruk (Croácia)
Conselheiro para a área Espanha/América Latina: Ana Maria Raffo (Peru)
Conselheiro para a área Europa 2 Inglês/Italiano: Attilio Galimberti (Itália)
Conselheiro para a área francesa: Michele Janian (Líbano)
Conselheiro para área portuguesa/espanhola da América do Sul: Silvia Diana (Argentina)
Conselheiro para área Norte-americana e África: Jenny Harrington (África do Sul)
Conselheiro para área inglesa da Ásia/Oceania: Augustine Young (Coréia)
Conselheiro para a Jufra: Andrea Odak (Bósnia)

A eleição foi presidida por Frei Nicholas Polichnowsky, Ministro Geral da Terceira Ordem Regular (TOR).

A Ordem Franciscana Secular (OFS), fundada por São Francisco de Assis, há mais de  800 anos é expressão do carisma franciscano nos diversos modos de vida leiga no mundo. Cada três anos, realiza um Capítulo Geral com representantes dos 5 continentes que animam a vida franciscana em 116 países.

Este ano, o Capítulo Geral está sendo realizado em Assis e vai até o dia 9 de novembro. Seu objetivo é examinar o que foi feito pela presidência do Conselho Internacional (CIOFS) em relação às conclusões do Capítulo Geral de 2011, celebrado no Brasil. Outros temas estão em debate como: Comunicação;  Juventude Franciscana (Jufra);  Presença no mundo e Fraternidades Emergentes.

Outro ponto do Capítulo é iniciar a reflexão  para 3 (três) anos de duração do novo mandato, sobre o tema “Como administrar uma Ordem mundial como a nossa”. O Capítulo, ainda, deverá examinar e decidir  os seguintes assuntos:  Vida de união com Deus em nosso ser secular;  A importância da Família para a OFS e a Jufra; e A vida em fraternidade, dom para o mundo e a Igreja.

Logomarca do Capítulo

 

No discurso de despedida como Ministra Geral, Encarnación del Pozo não quis deixar passar a oportunidade de citar os desafios da OFS nos próximos anos, especialmente no que diz respeito à vida dos franciscanos seculares. Em particular, manifestou a necessidade de um maior conhecimento da Regra, uma sobriedade e simplicidade de vida e um maior testemunho da própria comunidade. Tudo isto, sem esquecer o amor para com a Igreja, para a qual foram convidados a serem fiéis ao Santo Papa Francisco.

Segundo a Ministra geral Encarnación del Pozo, a presença dos franciscanos seculares compreende um total de 116 países, bem como a presença da Juventude Franciscana, atinge 71 países. No entanto, o número de membros, tanto na OFS e Juventude Franciscana tem diminuído especialmente na Europa Ocidental.

O novo Conselho da Presidência tomou posse de seu novo serviço em uma missa de ação de graças celebrada na Basílica Superior de São Francisco, presidida pelo Ministro Geral da TOR, Frei Nicholas Polichnowski, que também presidiu o Capítulo Eletivo da Fraternidade Internacional.

 

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Nova presidência do Conselho Internacional da OFS - CIOFS/2014

Clique na imagem para ampliar.

Novos membros do Conselho Internacional da OFS, na foto acima. 
O primeiro é o novo Ministro Geral Tibor Kauser, da Hungria; as fotos seguintes são dos conselheiros e assistentes.

-----------------------------------------------


Abaixo o texto enviado pela irmão Claudete Leutz:

Tibor Kauser (Hungria, 55 anos), é o novo Ministro Geral da OFS, após o Capítulo Eletivo realizado hoje em Assis (Itália), onde o resto da Presidência do Conselho Internacional da OFS para os próximos seis anos, também foi escolhido (2014-2020).

Tibor, eleito no primeiro escrutínio, foi um membro da presidência anterior, que serviu para os últimos seis anos, o cargo de conselheiro para língua Inglesa. Tornou-se o quarto Ministro Geral da OFS após a venezuelana Manuela Mattioli, a italiana Emanuela De Nunzio e a espanhola Encarnita Del Pozo.

Junto com Tibor, foi eleita como Vice-Ministra Geral, Chelito Nunez (Venezuela); Chelito também fazia parte da presidência anterior, mas sua experiência completa 12 anos como Conselheira da Língua Espanhola.

Em relação aos outros conselheiros, cabe destacar que apenas um deles repete desde a presidência anterior, representando uma grande renovação no Conselho Internacional da OFS. A repetição é Ana Fruk, o ex-conselheira da JUFRA, a mudança de área e vem para representar a Europa-1 Inglês / área alemã.

Attilio Galimberti (Área Europa-2 Inglês / Italiano), Ana Maria Raffo (espanhol Latina Área América), Silvia Diana (Área Português / Espanhol Latino Americano do Sul), Jenny Harrington (Área Inglês North America / África), Agostinho Young (Inglês Ásia Área / Oceania) e Michel Janian (área de Francês) completam os Conselheiros da Presidência e da área.

Finalmente, Andrea Odak (Bósnia e Herzegovina), será a conselheira da Presidência para Juventude Franciscana, que também faz Coordenadora da Juventude Franciscana Internacional.

O novo Conselho da Presidência tomou posse de seu novo serviço em uma missa de ação de graças celebrada na Basílica Superior de São Francisco, presidida pelo Ministro Geral da TOR Fr. Nicholas Polichnowski, que também presidiu o Capítulo Eletivo da Fraternidade Internacional.

Fonte: http://www.ciofs.org/portal

Claudete L. Martins
OFS/Comunicação Regional Sudeste II