sábado, 9 de fevereiro de 2013

QUARESMA – TEMPO DE CONVERSÃO


“Irmãos e irmãs, vamos começar de novo”. Sem dúvida, com mais intensidade, neste Ano da Fé, escutando o apelo do papa Bento XVI em sua mensagem para a quaresma, pedindo aos católicos que não separem Fé e Caridade: “Não devemos separá-las, ou inclusive opô-las, fé e caridade. Estas duas virtudes teologais estão intimamente unidas. É equivocado ver nelas um contraste ou uma 'dialética”.

Aproximamos de um tempo privilegiado no calendário litúrgico da Igreja: o Tempo Quaresmal.

A quaresma é a porta de entrada do tempo pascal. É uma preparação, um convite à participação na morte com Cristo, para poder participar da ressurreição. Na quaresma, enfatiza-se a conversão: “Convertei-vos, porque o reino de Deus está próximo”.

Conversão significa estar voltado para uma meta, que, no caso do franciscano, é a vivência do Evangelho. Significa investir tudo para entrar no reino de Deus. Vale para a conversão aquela parábola do tesouro contida em Mt 13, 44-46. Quando alguém está em busca de um tesouro, ele só pensa nele. Planeja tudo e só age em vista dele, vive em função dele, investe toda a sua capacidade e toda a sua vida para adquiri-lo. Estamos no caminho da conversão se todo nosso pensar, o nosso agir, o nosso viver, o nosso ser, se concentrar na busca do reino de Deus.

Durante o tempo da quaresma temos a oportunidade de aprofundar nossas opções cristãs. Oportunidade para assumir mais intensamente nossas responsabilidades como franciscanos seculares (o senso de pertença). Esta é também a ocasião para que durante esta preparação possamos seguir a Jesus no mistério de sua Paixão, insistir sobre o sentido de três elementos importantes e necessários: a ORACÃO, a RECONCILIAÇÃO e a PARTILHA.

E neste ano, no Brasil, com a Campanha da Fraternidade, somos convidados a nos comprometer mais com a evangelização plena da juventude, dando resposta a seus anseios.

E de modo particular, nossa atenção para com a Juventude Franciscana (JUFRA), da qual “a OFS se considera particularmente responsável” (CCGG 96,2).

Que a busca da conversão progressiva nos ajude a reviver o Fogo do Amor de Deus em nossos corações.

Desejo a todos os irmãos e irmãs um feliz e santo tempo de quaresma!

Paz e Bem!

Denize Aparecida Marum Gusmão

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Jornada Mundial da Juventude

Caríssimos irmãos e irmãs Ministros (as)
   
 Recomeçando nossos trabalhos desejo que a paz e o bem estejam sempre presentes em seus trabalhos.

 Segue abaixo, link para duas cartas, sendo uma da Diretoria da FFB Nacional e outra do Ministro Nacional, Antonio Benedito, para que tomem conhecimento e as devidas providências.
 As duas tratam do mesmo evento, mas com finalidades diferentes. Por isso a necessidade de alguns esclarecimentos a respeito.

a) Uma trata-se da contribuição para a Jornada Mundial da Juventude, a acontecer em julho deste ano no Rio de Janeiro, no qual a Família Franciscana do Brasil está envolvida. Nesta Jornada, os frades criaram algumas atividades a serem desenvolvidas dentro dos dias da Jornada Mundial e é aberta aos a todos os jovens que queiram participar.  São convidados jovens das diversas paróquias ou agregados aos frades e freiras franciscanos,  não é um encontro exclusivo para os jovens franciscanos.  Vocês poderão ser melhor esclarecidos através da carta em anexo.

 b) A outra carta trata-se da contribuição para a Pré-Jornada da Jufra que acontecerá uma semana antes da Jornada Mundial na cidade de São João Del Rey.  
 Tradicionalmente, em todos os países que já cederam a Jornada Mundial,  há uma pré  jornada da Juventude Franciscana (JUFRA).
 É um encontro dos jovens da Jufra do mundo todo. Nas jornadas anteriores foi assim que se deu.
 Para a pré-jornada a Jufra depende da  ajuda da OFS, pois será um evento em nível internacional. Para esse evento o Ministro Nacional enviou uma carta pedindo que as Fraternidades tomem conhecimento.
 Esperamos que a Jufra do Brasil tenha uma expressão significativa, tanto na pré-jornada como na Jornada Mundial. Ela espera contar com nossa ajuda.

  Por serem dois eventos distintos, fica a sugestão de que seja qual for o valor arrecadado entre os irmãos, metade seja enviado para a conta da Pré-Jornada da Jufra: 
 ORDEM FRANCISCANA SECULAR DO BRASIL
Banco Bradesco
ag. 317-6
 c/p 13122-9

E a outra metade para a conta da FFB (Jornada Mundial da Juventude)  
Família Franciscana do Brasil (FFB)
Banco do Brasil
Agência: 1003-0 /  Conta Corrente: 202.143-9

Essas duas contas constam nas cartas.

Atenção:  NÃO DEPOSITEM NA CONTA DO REGIONAL.

Por favor façam chegar até os irmãos e irmãs estes comunicados, pois só assim eles serão concretizados e a Comunicação, como uma das prioridades do Capítulo Nacional, será agilizada.
Desde já agradeço pela atenção e colaboração.


Link 1 - Carta do Ministro Nacional sobre a JMJ

Link 2 - Carta da FFB sobre a JMJ

Link 3 - Site da JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Um abraço fraterno.

 Denize Aparecida Marum Gusmão
      (Ministra Regional)